sexta-feira, 28 de março de 2014

LIBERDADE, LIBERDADE... PARA QUÊ? PARA QUEM?

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou (Gl 5,1). Todavia, decidimos que nem todos seriam livres. Coisificamos e escravizamos nossa irmã, nosso irmão, vendendo-os para o tráfico humano (Gn 37,27-28). E quando Javé perguntou onde eles estavam, respondemos soberbamente: “Acaso sou o guarda-costas de meu irmão?” (Gn 4,9).
Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Mas, pela nossa ganância ou omissão, essa gente foi escravizada e condenada a trabalhos forçados, à prostituição, a ver seus órgãos vitais e suas crianças serem tratados como mercadorias, enfim, a todo tipo de exploração.
Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Entretanto, o tráfico humano é mais presente e está mais perto de nós do que imaginamos. Sua raiz encontra-se nas desigualdades sociais, no acúmulo que gera a riqueza de uns e a miséria de dois terços da população mundial. Para estes, falta moradia, teto, comida, falta tudo. Quem são? Olhe pela janela! Há uma forte candidata, um forte candidato a se vender por comida bem aí na tua porta.
Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Contudo, ceifamos vidas cada vez mais jovens para atender a um mercado cada vez mais exigente e voraz. Boa parcela da juventude carrega em si a vitalidade, a beleza, a volúpia, a ingenuidade e a pobreza necessárias para evitar questionamentos e satisfazer o público que procura esse “negócio”.
Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Porém, em vez da liberdade, escolhemos a escravidão da idolatria. Em vez da partilha, o acúmulo; em vez do serviço, o poder; em vez da fraternidade, a exploração; em vez da solidariedade, a competição desumana; em vez do ser, o ter a qualquer custo; em vez de Javé – o Deus dos pobres –, o dinheiro.
Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Mas nos libertou do quê? Paulo inicia sua carta aos gálatas dizendo que fomos libertos de um “mundo mau” (Gl 1,4). Que mundo? Ora, o mundo dos homens, pensado em formato de pirâmide. No novo mundo, porém, não há opressor nem oprimido, judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher, pois todas e todos somos um só em Cristo Jesus (Gl 3,28).
Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Sabemos que somos livres quando é o Espírito que conduz nossas ações. Quando nos deixamos escravizar por nossos instintos egoístas, podemos manipular a Lei, mas não o Espírito! Este sempre nos leva à caridade, que é abrir mão dos interesses próprios em favor do bem comum (Gl 5,16). Quantas cristãs, quantos cristãos se sentem salvos e se julgam superiores porque nunca faltam aos cultos e missas? No entanto, decorar o número do disque-denúncia é o máximo que podem fazer pelos “desgraçados” (literalmente, os “fora-da-graça”, aquela gente que nega a Deus e, por isso, merece[?] sofrer). Seres humanos passando fome? Isso é falta de fé! Pode ser... Mas, se a fé faz agir pela caridade (Gl 5,6), falta fé para quem mesmo?
Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. E ela é um sonho possível ainda nesta terra, aqui e agora. Que tal batalharmos por um mundo onde não haja mais pobres (Dt 15,4), onde tenhamos tudo em comum (At 4,32)? É possível? Como? Quem precisa ceder? E se ninguém ceder, o que nos inspira o Espírito? Como conseguir que uns abram mão do que têm em excesso para que outros possam ter o que precisam? Por outro lado, como organizar o povo para que sobreviva? Como impedir que nossa gente seja levada pelo tráfico? As experiências bíblicas do Êxodo e do Exílio têm algo que nos ajude nesse sentido? De que forma os profetas nos ensinam a lutar? O que podemos aprender com as primeiras comunidades cristãs, presentes nos livros do 2º Testamento?

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Pensemos, planejemos, façamos! Somos a sociedade das filhas e filhos de Deus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário